quinta-feira, 23 de outubro de 2008














5ªf. 23OUT08

O amador de Arquitectura


No site www.chinese-architects.com encontra-se o site de um atelier com um nome suis generis: Amateur Architecture Studio.

Como filosofia têm um texto muito interessante, revelador das inquietações de um criador num país em rápida mudança.

" Desenho uma casa em vez de um edifício. A casa é a abordagem do arquitecto amador à infinita ordem expontânea.

Construida expontaneamente, ilegalmente e temporária, a arquitectura amadaora é igual à arquitectura profissional, só não é tão significante

Um problema da arquitectura profissional é, que pensa demasiado no edifício. Uma casa que está mais próxima da nossa vida simples e trivial, é mais fundamental que a arquitectura. Antes de me ter tornado um arquitecto, era simpelsmente um literati, arquitectura é apenas um part-time para mim. Por um lado humanismo é mais importante que arquitectura, enquanto um simples produto artesanal é mais importante que tecnologia.

A atitude do arquitecto amador - embora antes de mais uma atitude crítica de experimentação do processo construtivo - pode ter mais significado fundamental que a arquitectura profissional. Para mim, qualquer actividade de construção sem um estudo exaustivo (comprehensive thoughtfulness) será sempre insignificante."


Será preferível a leitura da versão "original" em inglês.

Já que estão por lá, vejam os trabalhos dos outros arquitectos.


Aprendizagem de Arquitecto

É o título de um texto do arq. Nuno Mateus, que se pode ler no site www.arx.pt em textos - Nuno Mateus

Sem comentários: